Sexta, 24 de maio de 2019
(75) 98834-6881 E-mail: [email protected]
Tecnologia

14/03/2019 às 08h06

Redacao

Teresina / PI

Secretária de Agricultura de Boa Vista do Tupim participa de Encontro Nacional de Sementes em Maceió - AL
O evento reuniu agricultores, lideranças comunitárias, representantes de organizações não governamentais e gestores públicos de dez estados do semiárido brasileiro.
Secretária de Agricultura de Boa Vista do Tupim participa de Encontro Nacional de Sementes em Maceió - AL
Encontro Nacional de Sementes

Delegações de agricultores e agricultoras de todos os estados do Nordeste e de Minas Gerais desembarcaram em Maceió (AL) para trocar experiências sobre as sementes nativas. A atividade faz parte do Encontro Nacional de Sementes promovido pela Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), que aconteceu entre os dias 11 e 13 de março.


O evento reuniu agricultores, lideranças comunitárias, representantes de organizações não governamentais e gestores públicos de dez estados do semiárido brasileiro. Também participaram representantes de universidades federais, Embrapa, secretários municipais da Agricultura de vários municípios, além de outras instituições de Pesquisa.


O município de Boa Vista do Tupim, foi representado pela secretária de Agricultura, Vânia Cerqueira, que relatou a importância do evento que expõe o que tem de mais atual na pesquisa cientifica de sementes “O debate refletiu a importância do fortalecimento dos bancos de sementes comunitários, articulando as políticas públicas nos estados do pais. E fez uma avaliação dos impactos que os transgênicos estão causando nas sementes” explanou.


Durante os três dias foram discutidas a ação do Programa Sementes do Semiárido, desenvolvido pela ASA; as ameaças da contaminação com transgênicos para a agrobiodiversidade; a necessidade de fortalecer as Redes de Bancos Comunitários de Sementes e de articular e debater políticas públicas de sementes crioulas nos estados; e apresentada a Proposta do Projeto Inova Social.


Em alagoas a Rede Sementes da Resistência é composta por mais de 80 bancos comunitários de sementes que selecionam, armazenam e multiplicam centenas de variedades crioulas de diversas culturas.

FONTE: Assessoria

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium