Quinta, 29 de Julho de 2021 12:56
Saúde Boa Vista do Tupim

Prefeitura de Boa Vista do Tupim realiza ação de combate ao glaucoma com atendimento e exames gratuitos

Combate ao glaucoma

12/06/2021 15h10
12
Por: Redacao Fonte: Assessoria
Tratamento Glaucoma
Tratamento Glaucoma

A Prefeitura Municipal de Boa Vista do Tupim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,  promoveu no sábado (12/06), uma ação de combate e tratamento do glaucoma. Ao todo foram 70 pessoas atendidas com a realização de exames e a utilização de medicamentos gratuitamente.

O público-alvo foram pessoas do grupo de risco do glaucoma, que são pacientes a partir dos 40 anos de idade, pacientes diabéticos, hipertensos, pressão intraocular elevada, pacientes com miopia elevada e pessoas com casos de glaucoma na família.

A iniciativa da Prefeitura, foi realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAB) e Adrivana Cunha que prestou serviços na realização de exames oftalmológicos. “É o nosso objetivo poder disponibilizar aos munícipes uma assistência completa de saúde e o trabalho e busca para que mais ações como essa aconteçam e sejam contínuo” disse nota da prefeitura.

O que é glaucoma?

O glaucoma é uma condição capaz de afetar os olhos, causando danos ao nervo ocular e fazendo com que o paciente tenha seu campo visual reduzido aos poucos. Se o glaucoma não for tratado, o paciente pode ser levado à cegueira.

Para pacientes acima dos 40 anos de idade, período em que o glaucoma se torna mais comum, é recomendável uma visita anual ao médico oftalmologista, com o objetivo de descartar a presença do glaucoma e evitar que a doença se torne intratável. Durante a consulta, os médicos irão realizar um exame de fundo de olho, que ajuda na hora de diagnosticar o glaucoma.

Quais são os sintomas de glaucoma?

No início, o glaucoma pode não apresentar sintomas que são significativos. É por isso que o acompanhamento médico frequente é importante na hora de auxiliar o paciente a impedir a progressão da doença.

Em seus estágios avançados, os sintomas de glaucoma podem incluir:

– Perda gradual da visão lateral;
– Dor forte e súbita em um dos olhos;
– Visão embaçada ou com a impressão de ser menor do que antes;
– Olhos vermelhos e inchados;
– Náuseas e vômitos;
– Dores na testa;
– Lacrimação e
– Sensibilidade à luz.

Ele1 - Criar site de notícias