Terça, 21 de Setembro de 2021 02:39
Saúde Itaberaba-Bahia

Pronto Atendimento é na UPA – funcionamento da Ana Catarina será suspenso a partir do dia 10

A medida acompanha a queda da demanda em função da redução nos números da Covid-19.

03/09/2021 06h48
138
Por: Redacao Fonte: Secom Itaberaba
Atendimento de Urgência na UPA
Atendimento de Urgência na UPA

A partir do dia 10 de setembro, os atendimentos de Urgência e Emergência do município, que estavam sendo realizados na Maternidade Ana Catarina, serão transferidos para a Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h. A medida acompanha a queda da demanda em função da redução nos números da Covid-19. Um fator decisivo para a mudança é a vacinação, que já alcançou todos os grupos prioritários e segue pelo critério de idade, ampliando a cada dia a faixa etária. 

Os indicadores estaduais apontam uma redução importante na ocupação dos leitos de UTI, e esse número segue baixando. Essas taxas são a principal base para as medidas de combate à doença, e consequentemente, para a flexibilização. Os números de atendimento – tanto da UPA quanto da Ana Catarina – estão baixíssimos e não justificam a manutenção do funcionamento das duas unidades. 

A Secretaria Municipal de Saúde, seguindo a linha do tempo da diminuição de casos ativos, tem adequado a estrutura de atendimento de urgência e emergência para a mudança. A UPA 24h terá leitos de isolamento para pacientes que apresentarem quadros mais delicados de Covid-19, de onde serão regulados, caso precisem de hospitalização. Continuamos no enfrentamento, acompanhando o cenário e reordenando nossa estrutura, o quanto for preciso, para melhor atender à população.

Ele1 - Criar site de notícias