Atualmente, três campanhas de vacinação estão acontecendo em Itaetê: contra a gripe, covid-19 e dengue. Cada uma possui seu público específico (veja abaixo), porém o que elas têm em comum é a baixa cobertura vacinal. As autoridades sanitárias alertam: as vacinas são a principal forma de evitar o retorno de doenças erradicadas no País ou reduzir a circulação das que já estão instaladas.
De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é que as campanhas vacinem 95% do respectivo público. Em Itaetê, várias iniciativas estão em curso para ampliar a cobertura vacinal das doses de campanha e das vacinas de rotina, aplicadas de acordo com a idade estabelecida no Calendário Nacional de Vacinação.
“Somente neste ano, já aplicamos doses de vacinas nas escolas municipais para alunos, familiares e funcionários; além de levar a vacinação até alguns públicos, como as forças de segurança e salvamento e postos volantes em eventos estratégicos”, explica a secretario de Saúde.
O Departamento de Vigilância e Saúde de Santos, enfatiza que a vacina sempre será a melhor opção para a saúde. “Se nós temos a vacina, devemos fazer de tudo para que as pessoas se vacinem. É a partir dela que vamos nos prevenir de doenças que já foram inclusive erradicadas a retornarem no nosso Município”.