Quinta, 23 de Janeiro de 2025
21°C 34°C
Teresina, PI
Publicidade

Secretaria da Saúde disponibiliza vacina contra a variante XBB da Covid-19 para a população de Boa Vista do Tupim

Vacinação

Por: Redacao Fonte: Assessoria
10/09/2024 às 08h24
Secretaria da Saúde disponibiliza vacina contra a variante XBB da Covid-19 para a população de Boa Vista do Tupim
Nova vacina disponivel

A Secretaria Municipal da Saúde de Boa Vista do Tupim está disponibilizando a vacina contra a Covid-19 atualizada para a cepa XBB 1.5, subtipo da variante Ômicron, que atualmente predomina nas análises. Conforme o cronograma de envio de doses pelo Ministério da Saúde.
 
Os municípios que ainda têm as cepas originais, as bivalentes e a Pfizer-Baby, podem continuar completando o esquema primário com as outras vacinas. “A gente acredita que, a partir de agora, só iremos receber a XBB. Logo, não tem problema nenhum também de completar esquema com a XBB, pode usar as duas vacinas tranquilamente”, completou Gustavo. 
 
Segundo o Ministério da Saúde, o perfil de segurança da vacina Covid-19 monovalente XBB é conhecido devido ao amplo uso em outros países, sendo semelhante ao das versões bivalentes, com a vantagem adicional de ser adaptada para a variante XBB 1.5. As vacinas contra a Covid-19 tiveram grande impacto na redução da morbimortalidade da doença, tendo evitado muitos óbitos e internações no Brasil desde a sua introdução.
 
Orientações
 
O vírus da covid-19 possui alta transmissibilidade e não se diferencia de outras doenças respiratórias. Por isso, a principal medida de prevenção contra o aumento de casos da doença é a ampliação da cobertura vacinal entre a população. Os imunizantes estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
 
Em caso de aparecimento de sintomas é importante realizar a coleta por meio de um teste rápido ou, se a pessoa estiver em um ambiente hospitalar ou em uma unidade de saúde, o PCR. Além disso, a utilização de máscara em ambientes de alta circulação é imprescindível para evitar a transmissão e o agravamento no número de casos, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 
Lenium - Criar site de notícias