A campanha nacional do Novembro Azul, tradicionalmente voltada à conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata, tem ampliado o foco para incluir a conscientização e prevenção das condições crônicas, em especial, diabetes e hipertensão, que afetam de maneira significativa a saúde masculina. Com uma abordagem integral, este ano, a campanha municipal vai realizar atividades.
Durante todo o mês, diversas ações serão realizadas nas unidades de saúde e serviços especializados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com destaque para o Dia D da Saúde do Homem. Nesta data, serão ofertados consultas, teste rápido para detecção de infecções sexual transmissíveis, eletrocardiograma, atividade educativa, atendimento odontológico, vacinação e orientação sobre a saúde mental.
De acordo com a secretário municipal de Saúde, Gustavo Mendes, este é o mês da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e, assim como o Outubro Rosa, ele é um mês simbólico, mas a prevenção deve acontecer durante todo o ano. Gustavo explica ainda que o aumento na oferta de consultas com o urologista será regulado pela Central de Marcação de Consultas, a partir da demanda reprimida que existem nas unidades de saúde.