As suspeitas recaem nas gestões do atual presidente Roberio (PSD) e do ex-presidente Lulu (PSD), que segundo apurado, tem contratado diversas empresas por inexibilidade e Dispensa de licitação, com valores bem superiores a outros contratos que tem o mesmo objeto e que foram realizados por Câmaras do mesmo porte.
Além do possível superfaturamento, a investigação conseguiu identificar que a maioria das empresas que estão sendo contratadas pela Câmara Municipal de Ruy Barbosa-Bahia, fazem parte de um mesmo grupo empresarial e que os supostos donos dessas empresas são funcionários de uma contabilidade que tem sede em Salvador-Bahia.
Outro ponto que foi identificado é com relação aos veiculos locados que em processos de pagamentos estão como carros de luxo. No entanto, ao pesquisar as placas foram identificados que um Corolla na verdade é um Ford Fiesta 1.0.
Existem contratações que configuram improbidade administrativa, por ir de encontro a legislação e não ter seus avisos disponibilizados para que outras empresas participassem do processo de escolha. "O que está acontecendo na Câmara de Ruy Barbosa é um verdadeiro absurdo com dinheiro público. Vamos expor toda a situação e mostrar a população as fraudes, os contratos superfaturados e as compras sem concorrência justa" disse um dos responsáveis pela investigação.