Terça, 19 de Outubro de 2021 03:05
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Congresso fica iluminado de roxo para alertar sobre doença de Alzheimer

Pierre Triboli/Câmara dos Deputados Cúpula da Câmara dos Deputados iluminada de roxo O Congresso Nacional fica iluminado na cor roxa, nesta segu...

20/09/2021 21h25
12
Por: Redacao Fonte: Agência Câmara de Notícias
Cúpula da Câmara dos Deputados iluminada de roxo - (Foto: Pierre Triboli/Câmara dos Deputados)
Cúpula da Câmara dos Deputados iluminada de roxo - (Foto: Pierre Triboli/Câmara dos Deputados)

O Congresso Nacional fica iluminado na cor roxa, nesta segunda (20) e na terça-feira (21), pelo Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, celebrado em 21 de setembro. No Brasil, a data foi instituída pela Lei 11.736/08, com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a importância da participação de familiares e amigos nos cuidados dispensados aos portadores da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que existam 1,2 milhão de casos no País, a maior parte deles ainda sem diagnóstico. No mundo, cerca de 35,6 milhões de pessoas são diagnosticadas com o mal de Alzheimer.

A doença foi descrita pela primeira vez em 1906, pelo psiquiatra alemão Aloysius Alzheimer (1864-1915). Apresenta-se como demência ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família, conforme explica a Associação Brasileira de Alzheimer.

Nestes dois dias, a iluminação em apoio ao Setembro Amarelo, de prevenção do suicídio, fica suspensa no Palácio do Congresso Nacional.

Ele1 - Criar site de notícias