Terça, 19 de Outubro de 2021 02:05
Cidades Itaberaba

Itaberaba faz parceria com a CGU e torna-se a primeira cidade do Brasil a aderir ao 'Time Brasil', que visa a eficiência na gestão pública

CGU visita Itaberaba e, pela primeira vez, não é por conta de denúncias contra a gestão municipal

05/10/2021 10h35
14
Por: Redacao Fonte: Assessoria
Prefeito Ricardo Mascarenhas e equipe da CGU
Prefeito Ricardo Mascarenhas e equipe da CGU

A Controladoria Geral da União (CGU) faz uma visita ao município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, nesta terça-feira (5), e será recepcionada pelas pastas municipais correspondentes. O motivo da visita é fruto de uma parceria entre Gestão Municipal e CGU, já que Itaberaba foi a primeira cidade do Brasil a aderir ao ‘Time Brasil’.

O ‘Time Brasil’ é um programa federal para ajudar as cidades na adequação aos princípios de transparência, integridade e participação social, previstos em lei. A ideia do programa é inibir a corrupção e todo e qualquer desvio de conduta que prejudique o andamento das políticas públicas e que sacrifiquem o erário público. Promover o conhecimento amplo sobre as leis, processos burocráticos e de transparência também são alvos do Time Brasil.

Essa visita à Itaberaba é emblemática: afinal, o município, que ganhou as manchetes do Brasil por esquema de corrupção babilônico, foi anfitrião dessa mesma equipe no passado. A diferença é que eles não vieram para o chá das três, e sim, para investigar a denúncia de desvio de R$1 milhão/mês das contas públicas através de uma cooperativa de saúde que prestava serviço à época”, diz uma fonte ao Jornal da Chapada.

Superado o passado, nessa terça-feira, a Controladoria Municipal recepciona a CGU, numa visita amistosa, para que o órgão federal veja de perto como funciona a gestão, quais os trabalhos desenvolvidos pela Controladoria municipal e prestigiar a primeira cidade do país a aderir ao ‘Time Brasil’. “É… como se diz por aí, o mundo não gira, capota!”, completa a fonte.

 

Ele1 - Criar site de notícias