Boa Vista do Tupim

Alunos da Fundação Getúlio Vargas, reúnem-se com prefeito de Boa Vista do Tupim, para conhecer projetos inovadores na Educação

O objetivo maior era conhecer e entender a atuação do Instituto Chapada de Educação - ICEP

01/08/2019 09h02Atualizado há 4 meses
Por: Redacao
Fonte: Assessoria
Alunos da Fundação Getúlio Vargas
Alunos da Fundação Getúlio Vargas

Ao longo do mês de julho uma equipe de professores e estudantes da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV/EAESP) fizeram um percurso de visitas e pesquisas na Chapada Diamantina, para conhecer e entender a atuação do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa – ICEP no território.

Os pesquisadores conheceram o Instituto, fizeram entrevistas com representes da instituição e percorrem diversos municípios do território, conversando com representantes do poder público e técnicos das secretarias de educação dos municípios de atuação do ICEP. Também conheceram escolas envolvidas nos projetos e conversaram com professores e coordenadores.

Um dos destaques da pesquisa foi a visita ao município de Boa Vista do Tupim, onde conversaram com o atual prefeito Helder Lopes Campos. Um dos primeiros municípios parceiros, o gestor contou como o município apostou desde o princípio no então Projeto Chapada, em 97, idealizado por Cybele Amado no município de Palmeiras.

Helder Lopes Campos relata como a proposta mobilizou demais gestores da região, que apostaram na ideia. “Fui um dos primeiros prefeitos a incentivar aquele projeto lindo que transformou o Brasil e a Bahia. Meu município foi duas vezes o município mais bem avaliado pelo IDEB na Bahia e chegamos a ser o mais bem avaliado do Nordeste entre 2005 e 2006”, relembra o gestor.

Para Lucilene Reis, uma das pesquisadoras, as visitas aos municípios e escolas foi uma experiência muito rica: “foi muito bonito ver o engajamento dos profissionais que atuam nos projetos. A gente percebe que tudo que é pensado aqui realmente é o que acontece na prática.

A imersão dos pesquisadores no território é parte do Projeto Conexão Local, da FGV, que visa estimular o envolvimento de estudantes de graduação com experiências inovadoras de gestão social e de desenvolvimento econômico local.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias