Boa Vista do Tupim

Secretária de Administração presta esclarecimentos sobre operação carro pipa em Boa Vista do Tupim

A secretária foi até a Câmara Municipal

16/09/2019 22h09
Por: Redacao
Fonte: Assessoria
Câmara Municipal
Câmara Municipal

Atendendo o convite da Câmara de Vereadores, a secretária de Administração, Tatiane Emanuela Matos Vasconcelos de Aragão. Compareceu ao Legislativo, em sessão ordinária, a fim de prestar esclarecimentos a respeito da Operação Pipa. 

A secretária, fez um panorama da escassez de água no município. E a estratégia construída da gestão municipal. 

A secretária registrou, ainda, as ações concretas elaboradas pela Defesa Civil Municipal, e falou do decreto de reconhecimento da união por estiagem e seca. A seca é considerada mais crítica que a estiagem. Na seca, o município passa mais tempo sem chuvas do que na estiagem. 

A Operação Carro-Pipa engloba vários órgãos, sejam municipais, estaduais e federais. Na esfera federal estão inseridos o Ministério da Integração Nacional e o Ministério da Defesa, representando nesse caso pelo Exército Brasileiro. O  Exército Brasileiro é responsável pela fiscalização e coordenação da distribuição da água nas áreas atingidas pela seca e atende 873 municípios da região Nordeste, além de parte do estado do Tocantins.

Para que um município possa participar da Operação Carro-Pipa é necessário que o gestor decrete situação de emergência ou estado de calamidade pública. Após a decretação de situação calamitosa, é criada uma comissão responsável por indicar as prioridades de atendimento no município. Tal comissão é constituída de membros do Executivo, Legislativo, membro de Igreja Católica, membro de Igreja Evangélica, presidentes de sindicatos e líderes comunitários.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias