Quinta, 19 de Maio de 2022 22:33
Saúde Itaberaba

Começa a campanha de vacinação contra a influenza e o sarampo; 1ª etapa inclui idosos, crianças e trabalhadores da saúde

Para ser vacinado é necessário apresentar documento com foto, cartão SUS e cartão de vacina

06/04/2022 16h22
23
Por: Redacao Fonte: Assessoria
Começa a campanha de vacinação contra a influenza e o sarampo; 1ª etapa inclui idosos, crianças e trabalhadores da saúde

A campanha de vacinação contra a influenza e o sarampo começou ontem (4) e vai até o dia 2 de maio. A primeira etapa da campanha inclui idosos a partir de 60 anos que serão vacinados contra a influenza e crianças com idade acima de seis meses e abaixo de cinco anos que serão vacinadas contra o sarampo. Os trabalhadores da saúde também estão incluídos nesta etapa e receberão as duas vacinas.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda e altamente contagiosa. Assim, quando uma pessoa é contaminada, o vírus se espalha com muita rapidez. O grupo de maior risco de contágio é o das crianças abaixo de 4 anos. A doença pode deixar sequelas para toda a vida ou levar a óbito. 

A gripe ataca os pulmões, nariz e garganta. Crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa estão entre os que correm maior risco de contrair a doença. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga. 

Para ser vacinado é necessário apresentar documento com foto, cartão SUS e cartão de vacina. Quem foi vacinado contra a COVID-19, deve aguardar um intervalo de 15 dias para se vacinar contra a gripe.

Confira os locais onde estarão o grupo de vacina:

  • Policlínica 
  • Cerest
  • Centro Especializado em Reabilitação
  • Vigilância SMS
  • Caps
  • Ambulatório 
  • CTA

Os profissionais da saúde que atuam no HGI e na UPA serão vacinados por profissionais do mesmo local de trabalho . Os trabalhadores da rede particular de saúde devem procurar uma das onze Unidades Básicas de Saúde dos bairros. É importante que a população esteja engajada com a Secretaria Municipal da Saúde para combater as doenças.

Ele1 - Criar site de notícias