Segunda, 25 de Maio de 2020 12:22
Política COVID 19

COVID 19: DINHO E PREFEITOS DO CONSÓRCIO CHAPADA FORTE SE REÚNEM PARA TRAÇAR ESTRATÉGIAS CONJUNTAS E ENCAMINHAM CARTA AO GOVERNADOR DA BAHIA

COVID 19

30/03/2020 17h10 Atualizada há 2 meses
534
Por: Redacao Fonte: Assessoria
Prefeitos reunidos no combate ao COVID 19
Prefeitos reunidos no combate ao COVID 19

As demandas da saúde dos territórios da Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu para combater o Coronavirus foi elaborado através de uma carta e enviado para o governador Ruy Costa (PT), em reunião realizada na última sexta (27). O encontro reuniu,  prefeitos de 09 municípios, com o intuito de buscar melhorias e apoio estrutural no combate ao coronavirus (COVID19).

O prefeito de Boa Vista do Tupim, Helder Lopes Campos (PSDB) avaliou que a reunião foi produtiva e que todos os municípios estão passando por momentos de dificuldade. “A reunião foi para discutir uma ação conjunta nos municípios no combate ao coronavirus e principalmente solicitar o apoio do governo estadual, seja em equipamentos ou em testes para detectar a doença mais rápido”, informou.

Na carta ao governador, relataram que estão enfrentando dificuldades com a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para o uso da equipe médica instalada nas localidades com o objetivo de combater a Covid-19.

Além da falta de EPIs nos municípios, citaram a falta de testes para o diagnóstico do vírus e respiradores mecânicos para equipar os hospitais municipais.

Os prefeitos reclamaram na demora dos resultados dos exames realizados pelo Laboratório Central – LACEN e a falta de um hospital de referência na região, para cuidar dos casos mais graves da doença.

Dentre as preocupações citadas, os gestores foram unânimes na defesa de medidas para garantir a economia local e ações estruturantes que resultem na recuperação pós pandemia.

 Além da carta aberta ao governador Ruy Costa, outras medidas foram adotadas e aprovadas por unanimidade, conforme abaixo:

Decisões aprovadas:

 1.         Proibição de qualquer tipo de eventos / festas e shows;

2.         Comercio aberto com todas as medidas preventivas de controle;

3.         Transporte alternativo somente entre os distritos e a cidade.

4.         Rodoviárias permanecem fechadas.

5.         Feira livre aberta, com restrição de feira de roupa que venham de outras cidades.

6.         Mantido os ambulantes que comercializam alimentos.

7.        Merenda escolar para creches; conforme decisão da câmara federal.

8.         Suspensão das aulas até dia 13/04 .

9.           Bares e restaurantes fechados.

Ele1 - Criar site de notícias