Sexta, 18 de Setembro de 2020 07:37
Saúde Itaberaba-Bahia

Itaberaba possui respiradores artificiais; entenda por que o aparelho é essencial no combate ao coronavírus

Prefeito Ricardo Mascarenhas adquiriu novos aparelhos

24/04/2020 08h01 Atualizada há 5 meses
1.053
Por: Redacao Fonte: Assessoria
Respiradores artificiais estão instalados nas unidades de saúde em Itaberaba
Respiradores artificiais estão instalados nas unidades de saúde em Itaberaba

Aproximadamente 33% dos municípios brasileiros têm, no máximo, dez respiradores mecânicos nos hospitais públicos e privados. O equipamento é essencial para garantir a sobrevivência de pacientes com quadros severos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Em Itaberaba, o prefeito Ricardo Mascarenhas divulgou nas redes sociais que na sua gestão adquiriu novos equipamentos. "... temos quatros respiradores para qualquer intervenção mais grave. Quando assumi a gestão, em 2017, tinha de forma precária apenas um. Hoje é diferente tratamos a saúde de forma séria com dignidade e transparência..." disse o gestor no Instagram.

A maior parte dos respiradores está nas capitais: elas concentram 47% do total de aparelhos. São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Recife - as cinco capitais com maior quantidade absoluta - possuem 26% dos respiradores do Brasil.

Além da informação que Itaberaba possui 04 respiradores artificiais, o prefeito Ricardo Mascarenhas apresentou os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) que serão utilizados pelos profissionais da área de saúde, que terão contato direto com casos suspeito de covid 19 "Assim nossos profissionais de saúde estarão para a coleta de casos suspeitos de coronavírus, se protegendo para cuidar de você" frisou o prefeito.

O prefeito informou, que o Governo do Estado, entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e que novos equipamentos, dentre eles respiradores artificiais,  serão adquiridos para reforçar o sistema de saúde e ajudar se houver complicações mais graves  de coronavírus em Itaberaba.

O que são e como funcionam os respiradores

Respiradores são máquinas que ajudam os pulmões a inspirar e expirar quando a pessoa não tem a capacidade de operar seu sistema respiratório normalmente. Um respirador tem uma reserva de ar alimentada com ar e oxigênio.

Essa reserva é comprimida diversas vezes por minuto, o que força o ar a ir até os pulmões do paciente, que ficam conectados ao aparelho por tubos e válvulas. Quando o ar é expulso da máquina e inserido nos pulmões, o órgão – que é naturalmente elástico – se expande, simulando a respiração normal. Ao se expandirem, os respiradores também retiram o gás carbônico produzido na respiração.

Os tubos que ligam a máquina ao paciente podem ser ligados pelo nariz, pela boca ou por um pequeno corte na traqueia, na região da garganta – é a chamada traqueostomia. A traqueostomia costuma ocorrer em casos mais graves, quando a pessoa tende a ter uma maior dependência do respirador para o funcionamento do sistema respiratório.

Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias