O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), publicou decreto nº 102/2020, prorrogando o fechamento do comércio até o dia 24 de maio de 2020 por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus. Com 13 casos confirmados, a cidade teve um aumento no número de infectados na última semana.
Segundo o decreto, o último boletim epidemiológico municipal divulgado em 18 de maio de 2020 aponta 27 casos suspeitos de coronavírus com dois óbitos, ocorrendo aumento exponencial de casos monitorados. E que o estágio atual de contaminação local já é considerado como “transmissão comunitária” dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Além das medidas já tomadas, o novo decreto estabelece que as clínicas de odontologia apenas poderão realizar serviços de urgência e emergência. Mantém a proibição de feirantes e comerciantes de fora. Mantém a proibição de circulação de quaisquer ônibus intermunicipais dentro do território de Itaberaba. Inclusive, prevendo a apreensão dos veiculos.
No artigo 8º a prefeitura coloca novas atividades como essenciais, são elas: Serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário; oficinas e autopeças, inclusive de motos e bicicletas, estabelecimentos agropecuários e serviços postais.