Sexta, 18 de Setembro de 2020 08:04
Saúde Covid 19

Alerta da Secretaria Municipal de Saúde: Fumantes são propensos a desenvolver sintomas mais graves caso sejam infectados pelo novo coronavírus

Secretaria da Saúde alerta sobre a importância de parar de fumar

20/08/2020 21h42
39
Por: Redacao Fonte: Assessoria
Parar de fumar!
Parar de fumar!

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que, além dos benefícios convencionais para a saúde, parar de fumar também evita piora no quadro clínico caso o usuário seja infectado pelo coronavírus. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, parar de fumar é uma das atitudes que podem ajudar a não desenvolver os sintomas mais graves da Covid-19.

Os técnicos da saúde disseram que isso se dar pelo fato do fumante ter mais propensão a desenvolver problemas pulmonares. “ Os fumantes têm maiores chances de desenvolver a forma mais severa do novo coronavírus porque o tabagismo compromete a capacidade pulmonar, deixando o fumante mais vulnerável. O tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo" relataram.

Dicas para parar de fumar:

  • Marque uma data ainda esta semana para deixar de fumar.
  • Enquanto não chega o dia que você marcou, reduza o número de cigarros diariamente, começando pelo adiamento do primeiro cigarro do dia. Não fume logo depois do café da manhã, do almoço, do lanche e do jantar. Essas medidas ajudam a diminuir o número de cigarros e vão preparando seu corpo para o dia da parada.
  • Um dia antes da data marcada, quando for dormir, molhe com água todos os cigarros que sobraram no maço e jogue-os no lixo.
  • Não deixe nenhum cigarro para o dia seguinte porque, se tiver vontade de fumar e não tiver cigarros em casa, você terá mais sucesso, até porque não se deve sair para a rua devido ao risco de contaminação pelo coronavírus.
  • Se der vontade de fumar, lembre que ELA SÓ DURA CINCO MINUTOS. Para se distrair nesse tempo, eis alternativas como: ligue a televisão, tome um banho, coma uma fruta, faça um exercício respiratório ou alguma atividade até que esse tempo passe.
  • Lembre-se: essa vontade de fumar irá diminuir à medida que os dias forem passando.
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias