Terça, 29 de Setembro de 2020 05:14
Saúde Covid 19

Pessoas hipertensas e diabéticas devem ter cuidado redobrado por conta do coronavírus

Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, esse perfil têm um agravante no sistema imunológico 0

30/08/2020 19h38
31
Por: Redacao Fonte: Assessoria
Cuidados
Cuidados

Por conta da pandemia do  novo coronavírus, algumas pessoas com doenças como hipertensão e diabetes devem ter uma preocupação maior com relação ao vírus. Pois segundo os órgãos oficiais de saúde, tem o risco maior de apresentar formas mais complicadas da doença. A Prefeitura de Boa Vista do Tupim por meio da Secretaria Municipal de Saúde divulga informações importantes para este grupo de risco.

Os técnicos da Saúde explicam que o sistema imunológico nessas situações combate ou tenta de alguma forma destruir o vírus, entretanto por conta das doenças já existentes no corpo a luta é maior, tornando o vírus mais resistente no corpo.

A diabetes por exemplo é uma doença do metabolismo intermediário que faz com que exista um aumento de glicose no sangue. Esse açúcar livre no sangue pode provocar danos em alguns órgãos, ou seja, uma pessoa que é infectada por um vírus como esse, pode sobrecarregar o corpo ainda mais, levando à falência desses mesmo órgãos que deixam de funcionar devido a uma sobrecarga. Por isso, é tão importante o cuidado redobrado em pessoas com esse tipo de doenças crônicas“, afirmam.

Os técnicos esclarecem ainda que manter o nível de açúcar com seus medicamentos é umas das prioridades nessa época para os diabéticos. Além disso, eles alertam também para os hipertensos, pois eles também fazem parte do grupo de risco.

Quando uma pessoa tem pressão alta, o coração automaticamente começa a bater mais rápido do que o normal, ou seja, ele está trabalhando mais do que o habitual, podendo acarretar outros tipos de doenças em outros órgãos como rins, artéria, cérebro, fígado, por isso é tão importante que tais pacientes se cuidem com mais exigência, seguindo a risca as medidas protetivas“, explicam.

Diante de toda exemplificação eles ressaltam ainda que o estresse agudo do coronavírus sobrecarrega outros setores do organismo, inclusive o coração, por tanto é necessário seguir as regras de acordo com o médico que lhe acompanha.

As dicas são: Se você faz uso de algum medicamento tome no horário; se puder se exercite em casa; quando sair usar máscara corretamente e caso tenha óculos ou protetor usá-los; sempre que chegar em casa tome banho; retire ara e lave; ingerir bastante líquido; tomar vitaminas e se alimentar principalmente com frutas e verduras.

Ele1 - Criar site de notícias