Quarta, 02 de Dezembro de 2020 07:20
Saúde Boa Vista do Tupim

Vigilância Sanitária divulga recomendações preventivas para o Dia de Finados

Covid-19

26/10/2020 10h07
38
Por: Redacao Fonte: Assessoria
Orientações Dia de Finados
Orientações Dia de Finados

A Secretaria de Saúde de Boa Vista do Tupim, por meio da Vigilância Sanitária, encaminha orietnações a respeito das condutas que deverão ser adotadas nos momentos de celebrações e visitações aos cemitérios, tendo em vista a aproximação do Dia dos Finados, feriado religioso que acontece no próximo dia 02 de novembro, onde há uma intensa movimentação nesses locais e uma grande parcela da população dedica suas orações e homenagens aos seus entes queridos falecidos.

Para que a data transcorra da maneira mais segura, diante o momento de enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus, a Vigilância Sanitária emitiu medidas higienicossanitárias a serem adotadas pelos tupinenses durante as celebrações ou rituais religiosos em memória às pessoas falecidas, visitas às sepulturas, limpeza e higienização de túmulos e cemitérios, cuidados com o manuseio de enfeites com flores e velas em sepulturas, entre outros aspectos relacionados ao momento.

O documento segue as medidas higienicossanitárias previstas e acrescenta cuidados em geral, para funcionários e visitantes sobre a prevenção da Covid-19. Todas essas medidas visam frear a disseminação da Covid-19.

Durante todo esses meses de pandemia, tem se falado constantemente sobre o incentivo do uso de álcool gel para realizar a higienização das mãos, uma das medidas mais eficazes de contenção da Covid-19, mas a Vigilância alerta sobre o risco do produto, caso seja utilizado nos cemitérios, próximos a velas com chamas acesas, por exemplo. Com isso, é recomendado, que a higienização das mãos seja feita com água e sabão/sabonete líquido, “pois o álcool é um produto inflamável, apresentando risco de incêndios e queimaduras quando em contato com fogo”.

A orientação ressalta ainda que “caso necessite fazer uso de álcool a 70% para higienizar as mãos, dê preferência ao álcool em gel, utilizando pouca quantidade e esperando sua secagem completa, pois o álcool líquido é mais fácil de se dispersar no ambiente”.

Grupo de Risco 

Ainda de acordo com a Vigilância Sanitária adverte que pessoas do grupo de risco, como crianças, idosos, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crônica, não participem das visitas às sepulturas, assim como pessoas com sinais ou sintomas de síndromes gripais (coriza, tosse seca, dor de garganta), mialgia, diarreia, cefaleia, perda parcial ou total de olfato ou paladar, entre outros. “Mas caso essas pessoas optem por marcar presença em visitas a túmulos e sepulturas, a recomendação é para que escolham, preferencialmente, horários de menor de fluxo, como início da manhã ou final da tarde”, destacou a Vigilância Sanitária.

Uso Obrigatório de Máscaras 

Durante toda a permanência nos cemitérios ou locais de sepultamento, trabalhadores e visitantes devem fazer uso obrigatório de máscaras de proteção facial, como medida adicional de saúde pública.

Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias